segunda-feira, 19 de julho de 2010

Deixar as fraldas

Hoje apresento, aqui, um assunto que, na verdade, me preocupa bastante.
A Frederica já fez 2 anos em Maio e o pediatra diz que entre os 2 anos e os 2 anos e meio de idade, deve-se começar a tentar que a criança deixe as fraldas e use o bacio, embora diga que também depende bastante de diversos factores e, como tal, varia sempre de criança para criança. Diz que depende de factores fisiológicos e psicológicos. Para além disso, da última vez que lhe falei sobre o assunto, ele disse-me que também dependia largamente do desenvolvimento da linguagem. Se a criança tiver uma linguagem bastante desenvolvida terá mais facilidade para aprender a usar o bacio.

O pediatra da Frederica também me disse que devia fazer o desfralde à Frederica este Verão, pois, para além de ser calor e esta ser a altura ideal para o fazer, a Frederica apresenta bastante maturidade e desenvolvimento fisiológico. A Frederica já fala muito bem!!!

Por estas razões acho que vou começar a tentar iniciar o desfralde à Frederica. Pode ser que tenha sorte...
Já comprei o bacio da Frederica. Quero mesmo começar com isto...

Vocês concordam?

Se já tiveram esta experiência, podem-me dizer como devo começar? Tenho tido algumas dúvidas em relação a este assunto... O pediatra disse-me que devo colocar o bacio num local de fácil acesso à Frederica, para ela o explorar e nós lhe explicarmos para que serve e como se usa. Vocês como é que fizeram com os vossos filhos?

Já me disseram que para ela conseguir se ambientar à situação é fundamental que ela já me diga se fez cócó ou xixi na fralda. O que acontece é que, muitas vezes, ela não me diz nada, mas, outras vezes, ela diz que fez e já me chegou a dizer que ia fazer xixi na fralda. Penso que deve ser muito bom sinal, mas, como é a minha primeira filha, tenho alguns receios.
Mas tentar não custa, não é verdade?

5 comentários:

  1. olha ainda nao passei por isso mas ja me disseram que quando a crianca faz fora do bacio nao se deve ralhar senao pode ganhar medo ao bacio e comecar a aguentar o xixi coisa que nao faz bem.
    boa sorte:)

    ResponderEliminar
  2. Olha eu comprei logo o redutor e a Sofia habitou-se muito bem. Achou piada em fazer na sanita tal como os pais.
    Tens é de ter calma e paciência porque ainda demora um bocado e nem sempre fazem logo, as vezes fazem birra porque não se querem sentar.
    Acima de tudo tem paciência com ela.
    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Adorei sua visita.
    Prabéns pela gravidez, que vcs sejam muito abençoados.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    bem vinda ao mundo dos blogs! Descobri o teu blog por acaso e dado já ter passado por isso, cá fica o meu testemunho.

    Pelo o que contas, fiquei com a sensação que a tua menina não está na creche. Isto porque, por norma a creche toma essa iniciativa, quando as crianças têem os 2 anos e é bem mais fácil :)

    Com a minha mais velha fui eu que lhe tirei as fraldas, porque apesar de estar na creche e na idade, o educador achou melhor esperar pelo nascimento da irmã que estava para breve (ás vezes as crianças regridem com o nascimento de um irmão).

    Tirei em Agosto. Comecei por lhe colocar umas cuecas normais, para que ela se sentir mais fresca e leve e tambem para se sentir um pouco desconfortável quando fizesse o xixi nas cuecas. Mas, não se deve ralhar quando o fazem. A minha miuda nunca quis bacio, sempre quis fazer na sanita, por isso comprei um redutor.

    Dizia-lhe que já era uma menina grande e que as fraldas eram para os bebés. Ao principio fez alguns xixis na cueca, depois começou a controlá-los, mas pedia fralda para o fazer. Até que se decidiu a fazer na sanita e foi de vez, largou a fralda de dia e de noite. É claro que nas primeiras noites tive que me levantar a meio da noite para a pôr a fazer xixi. Mas ela não quis fralda á noite e achei que seria contraditório estar-lhe a pôr-lhe á noite depois de tanto bla bla que as fraldas eram para os bebés. Este processo levou umas 3 semanas.

    A minha mais nova foi mais facil, porque veio com a "papinha" toda feita da creche e foi ela que pediu as cuecas. Apartir dai correu tudo bem (com alguns percalços pelo meio, mas é normal).

    Resumindo, que isto já vai muito longo, é preciso muita paciência, muita persistência e estimulo e adequar tudo isto á personalidade da criança.

    Espero ter ajudado. Se tiveres mais alguma duvida é só dizeres.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. ih, nem sei o que dizer... ehehhehe

    Bem vinda ao meu blog... Te linkei lá!

    Beeijos

    ResponderEliminar